Enfermidade multifatorial e de etiologia ainda não esclarecida, o autismo é uma disfunção no desenvolvimento global que atinge a capacidade de comunicação, socialização e de comportamento do indivíduo. Durante evento realizado em Maceió/AL, no ano passado,foram discutidas as formas de identificação precoce dos sinais para uma intervenção precoce, diminuindo as sequelas e melhorando a qualidade de vida das crianças e suas famílias e, consequentemente, o valor gasto pela saúde pública e a sociedade.
Médica Terezinha Rocha de Almeida, diretora do CAPSI Dr. Luiz da Rocha Cerqueira |
Segundo a médica Terezinha Rocha de Almeida, uma das organizadoras do evento, a Capacitação Preaut teve a finalidade de capacitar os profissionais das equipes de saúde no sentido de atualizarem. “Com a intervenção precoce, os portadores do autismo poderão levar uma vida normal, dependendo da gravidade de cada caso, daí a importância de todos os que fazem parte da saúde no Estado de Alagoas haverem participado do evento, principalmente os profissionais que trabalham com bebês ou crianças na faixa etária de 0 a 2 anos de vida, ou seja, pediatras, psiquiatras, neurologistas, psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros que tiveram interesse pelo tema, pois, puderam, identificando precocemente os sinais de risco dos portadores do espectro, contribuir fundamentalmente com o futuro dessas crianças para uma maior socialização e menor sofrimento psíquico”, enfatizou.
O evento contou com a participação de Claudia Mascarenhas, doutora em psicologia com formação em Paris, e presidente do Instituto Viva-Infância da Bahia, além de Érica Parlato, fonoaudióloga, professora da Universidade de Minas Gerais, especialista em línguística, também com formação em Paris, e presidente do Instituto Langage localizado em São Paulo.
CAPSI DR. LUIZ DA ROCHA CERQUEIRA - O Centro de Atenção Psicosocial vem desenvolvendo trabalho relevante no que diz respeito a oferecimento de uma melhor qualidade de vida para os autistas e seus familiares. Conquista de autonomia, maior capacidade de desenvolvimento de suas atividades diárias, elasticidade da capacidade cognitiva, melhoria de suas relações interpessoais e, ainda, melhor qualidade na assistência à saúde dos portadores do espectro em tela são benefícios que o CAPSI oferece aos seus usuários através de oficinas terapêuticas, oficinas de artes, de leitura de histórias infantis e contos de fadas, passeios externos mensais , além de reuniões com os familiares e assistência médica sistemática.
A Diretora Médica do CAPSI Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Terezinha Almeida, informa que "as ações de detecção precoce não estão sendo priorizadas em nosso serviço pela natureza do Centro, a qual é assistir aos casos mais graves e ao transtorno já instalado".
PREAUT BRASIL
Inicialmente no Brasil foi o Instituto da Família, responsável pela capacitação de pediatras, que deu os primeiros passos para a instauração da pesquisa. Promoveu palestras e cursos para introduzir a pesquisa no nosso meio, além da primeira publicação brasileira dos cadernos Preaut.
Em outubro de 2007 foi promovida a primeira reunião para lançamento oficial da Pesquisa Preaut na cidade de Salvador pelo Instituto da familia e pelo Instituto Viva Infancia, com o apoio da SOBAPE, Sociedade de Pediatria da Bahia. Nesse momento mais 13 cidades somaram os centros da pesquisas para esse projeto conjunto. O Instituto Langage em 2009, a partir da reunião de firmação dos primeiros acordos, sedia a primeira capacitação para os coordenadores com Graciela Crespin e em maio de 2010 o projeto estava pronto.
PREAUT FRANÇA
Início:1999 na França dentro do Programme Recherche Evaluation Autisme, da Association Pre-Aut.
( Release)
( Release)
0 comentários:
Postar um comentário