Tradutor

terça-feira, 5 de março de 2013

O ALAGOANO SARAIVA


Nosso comentário de hoje visa resgatar um dos nomes mais importantes da música popular do Brasil.  Estamos a falar de Luiz Saraiva dos Santos, conhecido artisticamente como SARAIVA, músico e compositor alagoano que ficou conhecido em todo território nacional como o Rei do Sax-Soprano.
Nascido na pequena cidade de Belo Monte, o menino Saraiva sonhava em viver em uma cidade banhada pelas águas azuis do oceano. E seu sonho foi concretizado ao chegar para residir na cidade balneária de Santos/SP, que o recebeu de braços abertos e onde, em companhia de outras crianças, aprendeu a construir castelos de areia e , já rapaz, conheceu seu primeiro amor..Logo, logo, a alma boêmia despertou em Saraiva a vontade de se lançar como músico, escolhendo o sax-soprano, instrumento que o consagrou.
Funcionário da extinta Companhia Docas de Santos do cais do porto , nosso artista sempre brindava seus companheiros de labuta com maviosas melodias , tiradas de seu sax-soprano nas horas de folga.
Muito lutou para conseguir uma primeira oportunidade para mostrar seu talento musical. E foi pelas mãos de amigos que ele viu surgir uma chama de esperança. Eles o levariam para fazer teste em uma gravadora. Subiu a serra e veio para a cidade grande que é São Paulo., no meio de arranha-céus gigantescos; Saraiva trazia consigo seus anseios de que tornaria o seu sonho em realidade. Mas, ainda não era chegada sua hora. Ao levar um "não" da gravadora, ficou triste, desanimado. Mas, não fugiu à luta. Sabia que alguém, algum dia, iria reconhecer seu talento. O tempo passou, e seu esforço pessoal e a vontade de vencer ajudaram-no a ser um grande artista, considerado de Norte a Sul do país  como O Rei do Sax-Soprano.

Gravou em selos de renome como: Copacabana, Continental, Beverly, Tropicana, AMC, Phonodisc e a CBS. Grande parte de suas gravações foram de autoria própria ou em parceria.

O alagoano Saraiva gravou mais de 40 Lps e Compactos. Escreveu e interpretou mais de 400 melodias, sendo seu maior sucesso a composição O CORINTHIANO, de sua autoria.

.Teve uma casa de shows em Santos, chamada de Recanto do Saraiva, sempre lotada com visitantes ilustres e fãs de outras regiões, inclusive da capital.
Atualmente, Saraiva está esquecido pela história e pelo país.

3 comentários:

  1. Sou Alagoano, residente no Rio de Janeiro desde o ano de 1989. Lembro-me quando criança, meu pai escutava muito o Saraiva. Retornei ao meu Estado, apenas quatro vezes, neste período e fiquei muito triste, porque meu pai já não possui os LP's deste monstro sagrado. As músicas ainda estão na minha lembrança, mas é muito triste não ter um CD ou até mesmo um LP para poder ouvir o sax de ouro.
    Caso conheçam uma loja que venda algo deste músico maravilhoso, peço que entrem em contato comigo, através do meu e-mail - geovanigomes@gmail.com ou pelo telefone 21 9943 4802.
    Agradeço pelo espaço concedido.

    ResponderExcluir
  2. ha a gente era feliz e nao sabia este musico e uma verdadeira fera da musica brasileira eu tnaenho todos osdisco dele e cds para mim e um verdaeiro musico ha se tenpo voltasse eu fui muito baile e muitas festa a som de saraiva na quele tenpo sim a gente era feliz hoje reamente acabou tudo hoje nao tem mais cantor e nen conjumto musical hoje so tem porcarias uns idiotas berrando e nao canta nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã foi nora dele, ele que levou ela no altar.

      Excluir