Tradutor

CULTURA


BASTINHO E SEU BRASÃO DE FAMÍLIA

Nosso amigo Sebastião Chagas Moura, um dos maiores frequentadores dos eventos culturais promovidos pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas -IHGA, acaba de encontrar seu brasão de família, após cansativa pesquisa. Ele está recebendo muitos elogios por parte dos amigos que visitam a sua página no Facebook.

BRASÃO DA FAMILIA CHAGAS

CHAGAS é um sobrenome português de origem religiosa: uma invocação às chagas de Cristo. No Rio Grande do Sul, há uma numerosa família com este sobrenome, procedente de Luiz Gonçalves das Chagas (Herval, RS - 1894, Porto Alegre, RS), filho do coronel Gonçalves Ávila. Foi feito barão de Candiota, por Decreto de 20/03/1875. Deixou geração do seu casamento com sua prima Ana Ávila (? -1897), de quem descendem os Chagas, Gonçalves Chagas, Costa Chagas, Victorino Chagas, entre outros. No Paraná, há a numerosa família Guedes Chagas, procedente de Cândido Guedes Chagas, casamento, c.1845, com Higina «Chagas». No Acre, cabe registrar Chagas Souza, listado entre os primeiros povoadores nas margens do rio Acre por volta de 1878 (Castelo Branco, Acreania, 183). por volta de 1800, sendo que em portugal encontrei origem deste sobrenome, O Barão de Itaipuem 1829, enontrei tambem em 1863 Joao Pinheiro Chagas Jornalista e escritor que nasceu no Rio de Janeiro e se educou em portugal.
POEMAS DE JORGE DE LIMA E MÚSICAS  DE HEKEL TAVARES ENCERRAM ATIVIDADES
ARTÍSTICO-CULTURAIS NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ALAGOAS



Com grandiosa apresentação de Ricardo Cabús ( Declamação ), Selma Britto ( Piano ) e Miran Abs ( Flauta e Violoncelo ),  o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas-IHGA e o Instituto Lumeeiro  brindaram  aos amantes das letras e das artes  com números focalizando  a poesia  de Jorge de Lima e a música de Hekel Tavares  nesta manhã de domingo (15), no último evento  do ano  inserido no projeto Concerto aos Domingos.
JORNALISTA M.SÉLVIO E MIRAM ABS (VIOLONCELISTA)
O evento contou com a presença do secretário de Cultura de Estado, José Viegas, que fez pronunciamento enaltecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido  pelo Professor Jayme de Altaviila Filho à frente do IHGA  e, também, agradecendo a presença maciça dos que ali se deleitavam  com o espetáculo apresentado.
Outras personalidades se faziam notar, a exemplo da pintora Solange Chalita e do médico  Ricardo Nogueira, que dirige a Casa da Palavra.

Segundo a coordenadora  de eventos do Instituto Histórico, pianista Selma Britto, as atividades culturais  daquela entidade só  deverão retornar em  março de 2014.

Abaixo, as fotos que retratam sublimes momentos de lazer :


SECRETÁRIO DE CULTURA DE ESTADO, JOSÉ VIEGAS E M. SÉLVIO
HISTORIADOR RICARDO CABÚS, LADEADO PELA PIANISTA SELMA
BRITTO E MIRAM ABS ( FLAUTISTA E VIOLONCELISTA )
SOLANGE LAGES CHALITA ( DA FUNDAÇÃO PIERRE CHALITA) E O
 AMIGO  SEBASTIÃO CHAGAS DE MOURA


0 comentários:

Postar um comentário