O Rio de Janeiro vive momentos de guerra, mais precisamente na imensa favela denominada "Alemão", onde é intenso o tiroteio entre militares e os chamados "contraventores da lei", que teimam em querer ocupar aquele espaço para realizar seu comércio ilícito.
E, o que mais me estarrece, é ver famílias inteiras - com seus velhos e crianças - em meio ao fogo cruzado, sem saber para onde ir. É um quadro desolador. " Parece até que estamos no Afeganistão, no Iraque ou na Líbia" - assim se expressou o apresentador de Tv, Luiz Carlos Datena, em seu programa Brasil Urgente de ontem à noite.
Criança favelada alheia, ou acostumada, ao perigo |
Pergunto, agora : quais as razões e/ou culpados pela situação a qual chegamos? Respondo : as razões são as já conhecidas, ou seja, a ausência do Estado , não só em favelas, mas em quase todo o território nacional. Vejam como anda a Saúde, a Educação, o Transporte, a Segurança, o Saneamento Básico, e por aí vai.
Os culpados : a priori, quem deu aval para o analfabeto votar - o que torna mais fácil o poder de manipulação de políticos sobre ele. Depois, a não vontade dos senhores legisladores em criar leis penais mais duras. Em resumo : o Estado cria o bandido para depois querer puni-lo.
Se a Presidente Dilma não investir maciçamente na Educação e na Saúde, não existirá força militar capaz de acabar com o caos social em um futuro próximo.
Dona Dilma, as futuras gerações precisam ser melhor trabalhadas! A Copa do Mundo e as Olimpíadas não são as prioridades que o Brasil precisa nesse momento.
0 comentários:
Postar um comentário