Tradutor

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SÃO JOSÉ DA LAJE, MEU AMOR !



25 anos. Esse foi o tempo em que estive afastado de minha terra natal. Mas, foi agora,em plena festa natalina, que retornei  para apanhar os fragmentos que restaram de meu passado.

Casa de vovó - antes








Ao pisar no solo amado, e percorrer lugares dantes conhecidos, dois sentimentos distintos tomaram conta de mim : emoção e angústia. Emoção pelo fato de rever alguns poucos mas preciosos amigos. Quanto a angústia ( que em forma de punhal atravessou impiedosamente minh'alma ),deu-se ao deparar-me com os destroços que, outrora, formavam a casa de minha saudosa e querida avó Marieta Cassela, na qual fui feliz.

Casa de vovó em ruínas

Como numa rápida e inesperada passagem pelo portal do tempo, vejo (com meus 8 anos de idade) aquelas conspícuas figuras que frequentavam o meu lar localizado na Rua São José.: Benício Barbosa e sua Yayá, Luiz Noé e sua Dorca, Salomão Nutels e sua Berta (Ucranianos radicados na velha Laje), Assis Gonçalves e sua Margarida, Sebastião Agra, João Leal e sua Zedê, Maria Tota, Fernando Galvão e esposa, Mário Guimarães, Enfermeira Terezinha, Sinhozinho e sua Maria do Rosário, João Pinheiro Lyra, Manu Macedo e sua Maninha, Dona Ritinha, João Tuba e sua Adélia, Odoricão, Luzinete Albuquerque, Teobaldo Barbosa, Seu Correia, Júlio Queijeiro, Dona Sinhazinha, Major Nên e sua Nanu, e tantas outra que, agora, me fogem à memória.
Era lá, na casa de vovó que , eu e meus irmãos, acordávamos diariamente às 6 da matina ao som da bela valsa "Branca", de Zequinha Abreu, tema do programa radiofônico ALÔ, VOVOZINHAS, de uma emissora pernambucana. Mas, de volta ao presente, registro através das fotografias abaixo, o meu reencontro com Laje e sua gente.

Eu e Milton Anacleto
   
Eu e Ana Laura



            
                                                                         

Milton e família

Eu e Evaldo

Eu e meu primo Deraldo

Eu e Eridan

Eu e Milele

Igreja-Matriz
Rua São José
Rua da Saudade
Castelinho
Prédio onde funcionava o Bilhar de "Pai Toinho"

Casarões da Rua São José

Caramanchão

Casa do poeta João Pinheiro Lira

Casa que pertenceu a Joaquim Generoso, na Rua do Pontilhão

A Velha Estação

A ponte sobre o rio Canhoto

Rua Umbelino Valença (Antiga Rua da Matança)

Rua Floriano Peixoto (Antiga Rua do Pontilhão)

Laje em festa

O Carrocel da Alegria

Telma Valença















A Varanda e a Ponte

Eridan, Milele e o filho















Interior da igreja


A Lapinha














Prefeitura
MEUS AGRADECIMENTOS  ÀS FAMÍLIAS DO ATAÍDE JÚNIOR, DO MILTON ANACLETO ; AO CASAL ROBERTO/TILINHA VALENÇA; E AOS AMIGOS JONAS, MARCOS E ANTONIO MATIAS ( DE UNIÃO DOS PALMARES).

0 comentários:

Postar um comentário