Tradutor

sábado, 22 de dezembro de 2012

OS 200 ANOS DOS CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM

Toda a gente conhece as histórias da Bela Adormecida, da Branca de Neve ou da Gata Borralheira. Muitos no entanto, provavelmente, só as conhecem pelos filmes de Walt Disney. O que talvez pouca gente saiba é que essas e muitas outras histórias igualmente famosas foram publicadas, todas, há exatamente duzentos anos. Todas no mesmo livro.
Esse livro, dos Irmãos Grimm, chama-se «Contos da Infância e do Lar» e é, ainda hoje, a obra de língua alemã mais traduzida e editada em todo o mundo.
Agora, pela primeira vez, os contos de Grimm têm em Portugal uma edição completa. Ao todo são duzentas histórias e uma dezena de lendas religiosas infantis, acompanhadas pelas notas do livro original dos Irmãos Grimm. Uma edição que, tal como a original de há duzentos anos, se reparte por três volumes, de que acaba de sair o primeiro.
RESUMO HISTÓRICO
Jacob e Wilhelm Grimm nasceram em Hanau, na Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente. Como o pai, estudaram Direito, mas abandonaram a advocacia para dedicarem-se à literatura. Em 1830, ingressaram como professores numa universidade na Alemanha. Eram grandes estudiosos da língua alemã, filólogos, eruditos, historiadores e narradores excepcionais.

Em 1837, os irmãos Grimm e mais cinco professores foram demitidos da universidade onde trabalhavam, a Universidade de Göttingen, por serem contrários ao rei que governava. Em 1841, foram convidados para o cargo de professores na Universidade de Berlim. Foi nessa cidade que moraram até o fim de suas vidas. Jacob morreu em 1863 e Wilhelm, em 1859.

Os irmãos Grimm são conhecidos em todo o mundo pela grande quantidade de contos populares que recolheram na Alemanha, desde o início do século XIX. Diz-se que escreviam à noite as histórias que ouviam durante o dia de parentes, amigos e camponeses.
Todos os contos dos Grimm pertencem à área das narrativas do fantástico-maravilhoso, por pertencerem ao mundo do imaginário ou da fantasia. A Gata Borralheira, especificamente, pode ser caracterizado como conto maravilhoso (histórias que apresentam um elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas).

De tão famosas, muitas das histórias dos irmãos Grimm ganharam versões de outros autores. A Gata Borralheira, por exemplo, apresenta mais de 300 em todo o mundo!
(Fonte: wikpédia)_

0 comentários:

Postar um comentário