Tradutor

sábado, 13 de agosto de 2011

A RESIGNAÇÃO E O MEDO

Uma das coisas que causa estranheza é o fato de o povo sofrer tanto e permanecer sempre calado, omisso. Por que isto ocorre? As explicações são várias. Mas, com certeza, duas delas são a resignação e o medo. O mecanismo ideológico  da dominação pela resignação , como dizia o sociólogo Betinho, " se estabelece no interior, na subjetividade do próprio sujeito social, seja ele indivíduo ou classe social. Se existe miséria é porque assim tem que ser, é parte do destino de cada um, é a vontade de Deus.
Através da resignação, a vítima se transforma em carcereira de si própria e afasta do horizonte qualquer possibilidade ou desejo de mudança". A pessoa resignada fica impotente perante os poderosos e perde o poder de exercício da cidadania. A eficiência da dominação pela resignação é que ela é sutil, dissimulada  e a omissão é elogiada pelos poderosos como decência.
O outro mecanismo ideológico da dominação é o medo. É para meter medo no povo que muitos políticos exploram pessoas simples como " segurança " ou têm relacionamento com a pistolagem e depois acaba matando o próprio pistoleiro, para encobrir o crime. A imposição do medo não é ocasional. Ao contrário, é permanente e todo o dia  reforçada.
- O regime que usa o terrorismo, o medo como arma de controle social deve estar sempre criando as situações de medo, inventando perigos, explorando as situações de ameaça, para manter acesa a chama do medo nas pessoas" - conclui Betinho.

0 comentários:

Postar um comentário