Tradutor

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

RESERVA ECOLÓGICA OSVALDO TIMÓTEO RECEBE ALUNOS DO SESC

O Projeto Sesconhecer da Escola Jaragua leva estudantes a RPPN- Osvaldo Timoteo,com objetivo de vivenciar na pratica os conteúdos pedagógicos em atividades eco-educativas durante todo dia com palestras,plantio de árvore e trilhas interpretativas pela Mata Atlântica . "A nossa missão na Reserva Ecológica Osvaldo Timoteo é trabalhar o educativo de forma lúcida, plantando um novo olhar, sob a responsabilidade com o meio ambiente, interpretação com diversão, diz a psicóloga Jacineide¨

No SESC, a educação é mais que um programa: ela está presente em todos os projetos que realiza.
Construtivista sócio-interacionista, sua proposta pedagógica está focada na construção do conhecimento, fundamentada nos estudos de Jean Piaget, Vygotsy, Wallon, Freinet, Emília Ferreiro e Paulo Freire. O trabalho educativo que desenvolve é voltado para a formação integral dos alunos, mediante a compreensão do meio em que vive.


Para isso, a Unidade de Educação do SESC Alagoas (SESC Jaraguá) conta com uma equipe de pedagogos sintonizados com a proposta pedagógica do SESC, trabalhando com Educação Infantil (para crianças de 03 a 05 anos) e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano (06 a 10 anos), exclusivamente para dependentes de comerciários, que participam de projetos interdisciplinares (como passeios), atividades recreativas, projetos intergeracionais, atendimento odontológico, aulas de educação física, musicalização e jogos, além de receberem lanche preparado com acompanhamento nutricional.

No SESC, a educação integra-se a atividades culturais e esportivas, considerando sempre o caráter lúdico e educativo de cada ação. Soma-se às aulas, atividades com jogos esportivos , Feira do Conhecimento – que trabalha temas como literatura, artes plásticas e ciências – e Feira da Matemática, um divertido encontro voltado a promover situações em que a ciência dos números, quase sempre ensinada nas escolas de forma monótona e complicada, se torne um importante aliado na vida das crianças.
 
 A RESERVA

A Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo - localizada na Fazenda Santa Maria, próxima à área urbana de São José da Laje, em Alagoas (BR 104, Km 17) - é uma área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica. É destinada a amantes da ecologia, oferecendo um diferencial inédito da região com sua Mata Atlântica, corredor de bambuzais, nascentes de água potável, lagos, espaço de preservação de aves e pássaros em extinção.

Ao chegar à Reserva, o visitante é recebido de braços abertos pelo fundador e ecologista Osvaldo Timóteo e por sua família. Lá, o visitante desfruta de passeios por trilhas - incluindo três lagos e banho de bica -, mini-parque infantil, espaço polivalente para prática de esportes, centro cultural, redário entre as mangueiras e uma bela vista panorâmica. “Temos a satisfação de receber cada visitante em nossa Reserva. Procuramos fazer com que ele sinta seu espírito renovado e, claro, com a consciência voltada para a preservação do meio ambiente”, diz Osvaldo
A Reserva é uma RPPN desde 22 de novembro de 2007, ou seja, é integrante das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, do Brasil. As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são áreas de conservação da natureza em terras privadas. Este tipo de reserva tem o objetivo de promover a educacão ambiental, atividades científicas, culturais, recreativas e de lazer. Também desenvolvem atividades econômicas que não comprometem o equilíbrio ecológico como o ecoturismo. Toda RPPN tem de ser gravada com perpetuidade. É uma exigência do Decreto no 1.922/96 e significa que a área terá de ser protegida para sempre.

A Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo está envolvida também no projeto Repartição de Benefícios da Mata Atlântica e Mercado Sustentável em Alagoas, coordenado pela Amane, com apoio do SEBRAE-AL e em parceria com o Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – IA RBMA. Neste projeto, a base física da RPPN Osvaldo Timóteo hospeda técnicos da Amane e do IA RBMA e oferece cursos de capacitação em culinária para público-alvo do projeto. A RPPN também assessora o projeto na atividade de apoio à comercialização de produtos agro-ecológicos e artesanais.
Ou seja, tudo isso traduz a responsabilidade e o valor que Osvaldo Timóteo e sua família têm ao se empenharem na conservação da natureza, além de se preocuparem com as conseqüências drásticas que os desmatamentos podem causar às futuras gerações.
Transformar a Reserva Ecológica numa RPPN significa dar os primeiros passos para envolver a sociedade civil na conservação da diversidade biológica e contribuir para a proteção de áreas significativas dos diversos biomas existentes, levando a gerações futuras os benefícios da manutenção da sua biodiversidade.
Jacineide Maia
Diretora de marketing
RPPN Osvalo Timóteo,
BR-104 km 17, São José da Laje (AL).


Celular:    (55) (82) 9123-1778
E-mail:
contato@reservaosvaldotimoteo-rppn.com.br

0 comentários:

Postar um comentário