Tradutor

domingo, 25 de novembro de 2012

RESERVA OSVALDO TIMÓTEO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE PLANO DE TURISMO DE ALAGOAS



RPPN-OSVALDO TIMOTEO PARTICIPA DE REUNIÃO DE ALINHAMENTO MTUR - PLANO DE TURISMO DE ALAGOAS

MINISTÉRIO DO TURISMO - alinha ações com Alagoas para construção do Plano de Estado do Turismo
A meta da Setur é o fortalecimento dos Grupos Gestores, dos Arranjos Produtivos Locais e da gestão descentralizada

Nesta quinta-feira (22), técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apresentaram, para membros do Ministério do Turismo (MTur), o escopo metodológico do Plano Estadual do Turismo de Alagoas. O documento será entregue à população no dia 11 de dezembro e já existe um pleito para que se torne lei.

O objetivo do encontro foi constatar se as atividades para criação do documento de diretriz política do setor turístico, em Alagoas, estão em congruência com a diretriz nacional Plano Nacional do Turismo (PNT). Diversos encontros aconteceram durante o ano de 2012, como oficinas de validação, de planejamento, orientação, alinhamento e até de edificação.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a construção do Plano Estadual do Turismo prevê que a classificação de municípios turísticos em níveis de desenvolvimento, favoreça a implementação da política do setor.
Com isto, foi elaborada a Cartilha de Regionalização.

Já o coordenador da ação pelo programa Alagoas Tem Pressa, Renato Lobo, destacou a importância da participação dos municípios.“Quando colocamos este desafio e os critérios de classificação turística para as regiões em Alagoas, nos colocamos à disposição para colaborar e ajudá-las. Havendo o engajamento do município, seu nível crescerá na próxima avaliação e a atuação da Secretaria, consequentemente”, garantiu Renato Lobo, coordenador da ação pelo programa Alagoas Tem Pressa.

A meta da Secretaria de Estado do Turismo é o fortalecimento dos Grupos Gestores, dos Arranjo Produtivo Local (APLs) e da gestão descentralizada. A expectativa é que os atores locais tenham a capacidade de assumir o compromisso das ações contempladas no plano. Esta é a garantia da continuidade nas próximas gestões de governo.

Diretriz NacionalA representante do Mtur, Lorena Dantas, do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo, apresentou um trabalho sobre o fortalecimento da gestão do turismo em Alagoas e como funciona a gestão descentralizada no âmbito nacional. “A ideia é proporcionar o alinhamento do Plano Estadual com as diretrizes estratégicas do MTur para o fortalecimento da Gestão do Turismo no Brasil”, explica.

Lorena também destacou a importância do trabalho de campo que vem sendo realizado no Estado, garantindo que esta ação constitua a base da construção do plano. “A gestão compartilhada, envolvendo o empresário do turismo local, é fundamental para a continuidade do Plano na mudança de governo”, afirma.

Ainda acrescentou que o PNT, que orienta a atuação do MTur - em parceria com o trade, as esferas de governo estadual e municipal, além do empresariado e sociedade civil organizada - será aprovado pela Presidenta da República.

Outro objetivo é fazer com que, de forma sistêmica, este trabalho gere uma agenda estratégica contribuindo para a eliminação de gargalos que impedem o desenvolvimento da atividade turística, além de facilitar o alcance das metas propostas no Plano de Turismo do Estado, que terá horizonte de 10 anos (2013-2013).

A construção do Plano Estadual do Turismo está inserida no programa Alagoas Tem Pressa.

Correspondência enviada por Jacineide Maia , Diretora de Marketing da RPPN
(82) 9123-1778 / 9123-2559. www.reservaosvaldotimoteo.rppn.com.br

0 comentários:

Postar um comentário