Tradutor

domingo, 2 de outubro de 2011

LEMBRANDO A COMENDADORA CASSELA



MARIETA BEZERRA CASSELA,  filha do Major Olympio Bezerra e chefe política de São José da Laje/Al, nascida naquela cidade em 31 de dezembro de 1892, foi a líder feminista que ingressou no quadro partidário da extinta UDN  União Democrática Nacional, para , nos anos 50, junto ao então candidato ao Senado da República, Arnon de Mello, colocar sua terra e sua gente nos caminhos da prosperidade. Arregaçou as mangas e empreendeu campanhas vitoriosas, contribuindo diretamente para a vitória do amigo Arnon. Com seu prestígio, Marieta conseguiu eleger o  médico  Mário Guimarães como Prefeito dos lajenses.
A sua residência era o reduto maior dos udenistas. Não havia nem dia nem hora para se traçar planos de trabalho voltados para o crescimento da sigla partidária na região da Mata alagoana. Era amiga fiel do senador e jornalista Arnon de Mello e de sua esposa Leda Collor de Mello, a quem recorria sempre para ajudá-la nas campanhas caritativas.
No campo social, Marieta Cassella liderava um grupo de senhoras  de Caridade para trabalhar pelas famílias pobres de Laje. Foi presidente da LBA  e, ainda,dirigiu a    Escola  Reunida    de Corte e Costura e a Escola Educacional Joana D´Arc locais.
Para se ter uma idéia do que representou Marieta Cassella para São José da Laje e sua população, a Câmara de Vereadores daquela cidade, através de projeto apresentado pelo edil Afrânio Godoy, aprovou, unanimemente, a criação da Comenda de São José para outorgar  àquela benfeitora.
A Comendadora Marieta Bezerra Cassella, minha querida e inesquecível avó, faleceu serenamente, e com a certeza do dever cumprido, na madrugada de 17 de janeiro de 1988, aos 95 anos de idade, em Maceió.


 Reunião udenista na casa de Cassella, vendo-se em primeiro plano Arnon de Mello, Dona Leda Collor de Mello e o dr. Mário Guimarães.( a seta indica Marieta).

0 comentários:

Postar um comentário