Tradutor

sábado, 15 de outubro de 2011

PROFESSORA ANTONITA, MINHA MÃE ! - in memorian -

Antonita Barbosa Bezerra de Melo, filha de Arthur Barbosa Cavalcante e Marieta Cassela, nascida no município alagoano de São José da Laje, amava tanto a profissão que abraçou  que o nosso bom Deus lhe concedeu o privilégio de vir ao mundo no dia e mês em que se comemora mundialmente o DIA DO PROFESSOR .
Professora Antonita, como era carinhosamente chamada pelos pupilos e seus genitores, começou a lecionar muito cedo, aos dezesseis anos de idade, prestando serviços em povoados e cidades de pequeno porte, a exemplo de Barra do Canhoto ( atual Rocha Cavalcante ), Branquinha, Messias e Nincho, sempre sob o olhar protetor da minha avó Marieta.

Fato que marcou a vida da jovem mestra foi quando de sua aprovação em 1º Lugar em concurso estadual para o Magistério, e no dia da sua premiação pelo então Secretário de Educação do Estado, escritor Graciliano Ramos, o mesmo foi preso como comunista e o evento não aconteceu como o esperado.
Quando criança, em Laje, lembro-me de minha mãe ensinando no Grupo Escolar Carlos Lira ( onde  estudei as primeiras letras com minha inesquecível  professora Irene Ferreira ) com muita abnegação e amor aos seus pequenos alunos. De coração generoso, ela jamais usou da régua ou qualquer outro tipo de dureza para discipliná-los, o que não era do feitio de muitas de suas colegas, a começar pela Diretora  de nome Maria José Bittencourt, de quem não guardo boas lembranças. 
Do tempo em que eu via as professoras assinarem o livro de ponto com canetas de madeira e bico de metal, depois pressionarem o mata-borrão sobre a caligrafia, já se foram muitos anos. Mas, as imagens sontinuam vivas, mesmo silenciosas.

A minha mãe - Professora Primária -  lecionou por 36 anos  e, mesmo com a idade já avançada, conseguiu dar uma verdadeira aula de portugês para algumas colegas minhas da UFAL, que ficaram surpreendidas com o seu intelecto e lucidez. Antonita faleceu aos 89 anos de idade em 2002, em Maceió.
E é em nome de minha saudosa mãe que homenageio todos os Professores de Alagoas, do Brasil e do Mundo. Que Deus os abençõe. 

                                                                                     
Grupo Escolar Carlos Lira, anos 50


A VELHA ESCOLA
                                  Abel B. Pereira


A velha escola das primeiras letras.
O prédio pesadão, só de um andar...
A sala de aula austera e silenciosa.
Lá fora, o enorme pátio de brincar.

O quadro-negro, no qual fiz, outrora,
Minhas primeiras contas de somar.
Gravuras na parede. E o "mapa-mundi",
onde já foi azul o azul do mar...

Tudo como deixei: bancos, cadeiras,
os armários de livros, as carteiras...
Sim. Tudo continua em seu lugar.

Mas, não! Na cena suave e evocadora
de tempos idos, falta a Professora
que me ensinou, paciente, a soletrar.



0 comentários:

Postar um comentário