Tradutor

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NEM ODORICO OUSOU TANTO !...

Sempre que me ponho a pesquisar curiosidades existentes em meu país,  deparo-me com  algumas “notas fora da música”, por assim dizer. E um desses casos  se refere a uma pequena cidade do Interior cearense denominada, pasmem, DEP. IRAPUAN PINHEIRO, cuja população está estimada em  9.108 hab. ,  com área de 470 Km2 ( Segundo  Censo realizado pelo IBGE, em 2007).
A cidade em foco, cujo nome original é TATAÍRA,  composição das palavras Tupi-Guarani  ira (abelha) + tatá (fogo) , significando abelha cor de fogo, cuja história mistura-se com os índios Quixelô, religiosos e colonizadores, recebeu o nome de Deputado Irapuan Pinheiro, em homenagem ao parlamentar que representou o município na Assembléia Legislativa do Ceará, através de lei estadual nº 11.429, de 28-04-1988. Como já se era de esperar, a família Pinheiro vem políticamente dominando o lugar, tendo muitos de seus membros exercido, e continuando a exercer, cargos de prefeito,vice-prefeito, secretários, e, ainda, vereadores, que vão se revezando em todas as disputas eleitorais.
Isso me fez lembrar “Odorico Paraguassu”, o folclórico prefeito da fictícia cidade de Sucupira,  interpretado pelo saudoso ator Paulo Gracindo. Lá, Odorico mandava e desmandava, sempre com a inestimável ajuda das irmãs Cajazeiras e uma meia-dúzia de puxa-sacos. Só que ele , além de ter dificuldades em inaugurar seu cemitério, jamais pensou em ir tão longe como dar seu nome, com título parlamentar e tudo, à uma cidade inteira.
Coisas de meu Brasil varonil !


0 comentários:

Postar um comentário